sábado, 26 de março de 2011

Métodos de Avaliação de RH

                Métodos de avaliação de Recursos Humanos
A Avaliação de Desempenho dentro das organizações utiliza-se de critérios de qualidade e de justiça. Muitas organizações constroem seus próprios sistemas de avaliação ajustados às suas características peculiares e os desdobram em pessoal de direção e gerencia predominando a visão estratégica.
Métodos Tradicionais
Os métodos mais utilizados são; escala gráfica, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e lista de verificações.
- Escala Gráfica
O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
 - Escolha forçada
Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritas que focalizam determinados aspectos do comportamento.
-Pesquisa de campo
Requer entrevista com especialista em avaliação (staff) e os gerentes (linha) para, em conjunto avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
O Método dos incidentes críticos baseia-se nas características extremas (incidentes críticos) que apresentam desempenho altamente positivos (sucesso) ou altamente negativo (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com o desempenho excepcional, sejam positivos ou negativos.
Listas de verificação é um método tradicional de avaliação de desempenho baseado a em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados ( chek-lists ) funcionam como uma espécie de lembrete para o gerente avaliar todas as características principais de um funcionário.
Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho
Avaliação Participativa por objetivos (APPO). Êsse sistema adota um intenso relacionamento e de visão proativa. É democrática, participativa, envolvente e motivadora.
Avaliação 360° é uma avaliação feita de método circular por todos os elementos que mantém alguma forma de intenção com o avaliador. Participam da avaliação o superior, os colegas  pares, subordinados, clientes interno e externo, fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°.

                                                  Fonte; Idalberto Chiavenato
Gestão de pessoas, 3° edição.                                 

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